Prazeres Visuais – Projeto Tamar

Eu adoro natureza e me fascina e projetos que se despõem a ajudá-la, ainda mais nos dias de hoje que as pessoas parecem não manter essa consciência de quão é necessário preservá-la. Mas enfim…

Fomos conhecer o Projeto Tamar em Ubatuba.
Já havíamos conhecido o projeto em Florianópolis, mas como é sempre lindo de se ver, fomos conhecer o do Ubatuba também (e se Deus quiser, nosso projeto um dia é conhecer o Tamar de Fernando de Noronha….rs)
A estrutura de Ubatuba eu achei maior do que a de Florianópolis, eles contam até com uma área no subsolo com vidro para observação das tartarugas dentro dos tanques.

Lá existem pelo menos 5 tipos de tartarugas diferentes e eles trabalham com um esquema de conscientização muito forte, como por exemplo, mostrar lixos que foram recolhidos do mar como: rede velha, pedaço de barco, pneu, celular, tv e monitor!! Gente, são coisas que não tem explicação….
Das 478 tartarugas que foram resgatadas em Ubatuba, 199 não sobreviveram. Depois do óbito, elas foram abertas e lá existe um lixometro que mostra o tanto de lixo que foi retirado de dentro do intestino delas e é algo absurdo!

A guia nos explicou também que o trabalho de conscientização dos pescadores na região foi/é bem forte e hoje quase todos participam em parceria com o projeto. Quando eles pescam algum tartaruga em suas redes, aos invés de devolve-las ao mar, imediatamente eles ligam para o Tamar avisando e os funcionários do projeto vão até eles vem a situação do animal, se ele precisa de cuidados e tudo mais… Lindo esse trabalho né?

Vamos as fotos

DSC_0074DSC_0075DSC_0077DSC_0078DSC_0080DSC_0081DSC_0076

Essas são aquelas tartarugas que costumam ser comercializadas, algumas pessoas tem em casa

DSC_0084DSC_0086DSC_0085

Vistas pelo subsolo, através do aquário

DSC_0083

Essa daí não tava muito afim de papo….rs

DSC_0082

Ossada de uma tartaruga pré-histórica

DSC_0088

Casco de uma tartaruga e itens que eram confeccionados com o material do casco

DSC_0087

Esqueleto de uma tartaruga

Um passeio super educativo, principalmente para as crianças, que vale a pena.
O valor da entrada é R$ 14,00, mas há a opção de pagar meia. Na saída, caso queira ajudar o projeto, tem uma lojinha com vários itens a venda e que tem o valor revertido para custear o projeto.

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s